• lolla
  • scent1
  • scent2
  • Banner Horizontal SisleyA Ultra Light 1920x400

A influência da arquitetura turca oriental para o ocidente

Turkish-Islamic-Art-Museum

museu de arte islâmica de Istambul

REVESTIMENTOS UTILIZADOS NA TURQUIA

Tão longe porém tão próximo de nós, sobre essa influência otomana e oriental, com estilo em arquitetura de luxo e rica em detalhes, com características do uso de tapetes exclusivos com cores fortes, o uso de cortinas em veludo, detalhes nas paredes e teto, sendo eles mármores, tecidos, tapetes, quadros com referência ao banho de ouro e também mosaicos de pedras naturais

O mosaico bizantino, que eram aplicados nas paredes e pisos dos espaços públicos e até mesmo em palácios e residências. Com cores fortes e materiais como pedaços de pedras nobres assentados sobre um cimento que assim formava os desenhos do estilo.

museu de arte islâmica de Istambul


ARQUITETURA TURCA

Um país único onde pessoas de várias origens, tradições e religiões convivem e representam a globalização antes de seu tempo. Quando a arquitetura turca é analisada, de acordo com o seu estilo, podemos ver uma busca de "identidade", tentando afastar-se das características da época do renascimento otomano, o constaste de um país cheio de histórias e marcas do inicio do berço da arquitetura como suas grandes construções de Mesquitas construídas a 537 d.c.

O estilo barroco ressurgiu depois em Itália e posteriormente a sua popularidade cresceu no Império Otomano. Foram enviados observadores às cidades europeias, especialmente a Paris, para conhecerem os costumes e modos de vida contemporâneos europeus. As estruturas deste período caracterizam-se pela predominância de linhas circulares e curvas.

Mármore verde é o material mais utilizado na arquitetura oriental, sendo ele aplicado nas paredes, bancadas e pisos.

A BUSCA DE DEIXAR O ESTILO CLÁSSICO "PESADO"

O estilo barroco ressurgiu depois em Itália e posteriormente a sua popularidade cresceu no Império Otomano. Foram enviados observadores às cidades europeias, especialmente a Paris, para conhecerem os costumes e modos de vida contemporâneos europeus. As estruturas deste período caracterizam-se pela predominância de linhas circulares e curvas. E Assim surgiu o estilo o ecletismo, uma atitude artística que mistura elementos de diversos períodos e estilos artísticos para um espaço.

OCIDENTE APROVEITANDO DA INFLUÊNCIA TURCA

Apesar da troca constante mudança de tendências e estilos a arquitetura turca influenciou o estilo clássico para o ocidente, como móveis robustos, tecidos de alta qualidade, materiais que remetem o requinte, além do contraste com de tons neutros com objetos em cores fortes. Decoração mais chamativa como grandes pendentes com a sua maioria no metal dourado e espelhos imponentes. Sua essência sofisticada garante que esse conjunto de mobiliários e itens decorativos combine perfeitamente com qualquer ambiente, criando um contraste que realça ainda mais a beleza e singularidade.

E aí gostaram de saber um pouquinho da junção de estilos tão diferentes e como aproveitamos e utilizamos isso na prática? Como arquiteta a minha referência veio de lá, no meu intercâmbio de uma vivência por 6 meses em Istanbul. Que hoje aplico esse estilo clássico nos meus projetos. Sou Débora Césare.

  • scent1
  • scent2