By Redação M&B on Quinta, 30 Dezembro 2021
Category: Revista Moda e Beleza Vale

Abiane Souza

Fotos Karin Kastro

Contadora de histórias. É assim que a jornalista e apresentadora de TV Abiane Souza se intitula ao longo dos quase 20 anos de profissão. Nascida em Campos do Jordão, interior de São Paulo, Abiane foi conquistando espaço até chegar na apresentação do vespertino Santa Receita, um programa feito para a família, ao vivo e diário de entretenimento na TV Aparecida, uma das oito emissoras mais assistidas do país. A moça também é bem estudiosa; tem pós-graduação em Telejornalismo e é Mestre em Linguística Aplicada.
Aos 40 anos, casada, mais madura e com grandes histórias no currículo, a jornalista diz estar em sua melhor fase da vida como profissional e mulher. Abiane que trabalhou em outros veículos de comunicação como jornais e revistas escrevendo editoriais sobre gastronomia, arquitetura e decoração, está há 13 anos na televisão e sua experiência vai desde reportagens, documentários, apresentação de telejornal a coberturas internacionais marcadas por grandes fatos históricos como a visita do Papa Francisco a Portugal em 2017.
Sua raiz de moradora de uma cidade pequena e turística fizeram dela o que é hoje. "Campos do Jordão é um lugar onde as 4 estações são vistas da forma mais bela; a cidade tem uma hotelaria e gastronomia ímpar e foi trabalhando principalmente com o setor da gastronomia fazendo eventos, propostas e festivais que aprendeu muito e leva a experiência para a cozinha do Programa, que tem este como seu principal quadro", ressalta a jornalista.
Estar à frente de um programa nacional ao vivo é algo de muita visibilidade e responsabilidade que a apresentadora conduz com muita dedicação, comprometimento, leveza, amor e alegria. Mas, antes disso, Abiane já realizou diversos trabalhos.
O jornalismo sempre foi sua opção; a princípio ela queria ser repórter investigativa pela admiração ao trabalho do jornalista Caco Barcelos. Chegou a vivenciar uma situação tensa quando realizou a cobertura policial no Rio de Janeiro em 25 de novembro de 2010,na fuga dos bandidos da Vila Cruzeiro para o Complexo do Alemão. Viveu momentos únicos como a transmissão ao vivo das visitas do Papa Francisco ao Brasil em 2013 e em Portugal em 2017. Viajou com a Marinha do Brasil, em 2012, para o arquipélago de São Pedro e São Paulo, o mais inóspito do país e foi considerada como uma das poucas mulheres jornalistas a embarcar em uma expedição.
No Santa Receita, como repórter, viajou para contar inúmeras histórias tanto no Brasil quanto fora do país; foi para: Argentina, Pantanal, Bonito, Rio Grande do Sul, Portugal entre outros. Realizou diversas entrevistas com personalidades, como: Renato Aragão, Daniel, Eliana, Xuxa, Chitãozinho e Xororó, Alcione, Lenine, Fagner, Claudia Raia, Leandro Karnal, Adriane Galisteu, Marcos Mion, Preta Gil, duplas sertanejas, entre outros.
Foi uma das primeiras jornalistas do país a apresentar uma live com duração de 03 horas ininterruptas durante o show da Padroeira. Desde então realizou outras lives simultâneas com o programa e cobriu os bastidores para TV e Internet do "Revelações Sertanejo", reality show de temporada da TV Aparecida.
Há quase dois anos apresentando o Santa Receita, Abiane conta que foi uma grande responsabilidade em assumir o programa que antes era comandado por Claudete Troiano, que tem uma competente e bela história na TV brasileira. "Aprendi e aprendo muito a cada dia. Sou grata por tanto carinho, por chegar a milhares de lares brasileiros com meu trabalho, numa emissora respeitada e que se preocupa com o bem-estar das famílias", diz a apresentadora.
Ahhh!!! E já que estamos numa revista de Moda e Beleza, Abiane se adianta e diz que sempre se interessou muito por moda e que gosta de criar seus looks, dar opinião no que veste diariamente e, como uma boa jordanense, ama blusas de gola, vestidos e estampas em animal print. Há pouco, fez um ensaio com a fotógrafa Karin Kastro e falou sobre a beleza da mulher. "Como algumas mulheres, não me sentia bem comigo há algum tempo. Mas aos 40, resolvi que era o momento de refletir, agradecer e me orgulhar de quem sou hoje. Amo pessoas que se vestem delas mesmas e pra mim isso é a beleza. É único".

Sobre os planos futuros, Abiane conta que quer entrevistar, conhecer, aprimorar e compartilhar cada vez mais boas histórias.