Medicamentos, normalmente bloqueiam a via pró inflamatória da COX, já o princípio ativo da cúrcuma é inibidor de várias outras enzimas, COX e LOX, prostaglandinas e leucotrienos. Diferentemente de anti-inflamatórios não esteroidais, pois a cúrcuma não irrita o revestimento gástrico quando ingerida com alimentos. E apresenta um efeito muito mais amplo no combate às patologias inflamatórias. Sendo mais esperançoso que o poder de outros alimentos.
Os compostos medicinais presentes nos alimentos, em especial na cúrcuma, são "fitoquímicos", contendo várias moléculas bioativas (para se produzir um medicamento, apenas uma molécula bioativa é escolhida), assim, contribuem para evitar e tratar desarmonias metabólicas, não estamos falando de nutrientes, mas, muito além de vitaminas e minerais. Por conseguinte, uma vasta diversidade de compostos bioativos medicinais é adquirida ao consumir alimentos como esses, tidos como alimentos funcionais.
Um arsenal de trabalhos científicos demonstra, com nitidez, o potencial antioxidante da cúrcuma, tanto para a saúde estética e da visão, quanto interna. Como anti-inflamatório natural pode fazer mais que um coadjuvante em casos de artrites, tendinites, dores musculares, colites (doenças inflamatórias intestinais), otite, sinusite, entre outras doenças inflamatórias. Além de fortalecer a imunidade é antiviral, possibilitando melhoras de resfriado, antifúngica, tem efeito protetor do fígado, antidiabética, é anticancerígena por induzir apoptose, resguarda saúde neurológica e cardiovascular por controlar dislipidemias e ser anticoagulante, auxiliando, assim, a eliminação de metais tóxicos acumulados protege de doenças idiopáticas por exemplo a doença de Alzheimer.
O pó dourado associado a pimenta-do-reino é a melhor forma para ter uma máxima absorção dos compostos medicinais.
Por ser um tempero indiano, há uma bebida cultural feita como essa especiaria que justifica seu potencial valor comparado ao ouro. E com uma quantidade generosa de cúrcuma na colher para uma dose, tem-se maior aproveitamento dos compostos medicinais.
O ''leite dourado'' ou Golden Milk pode ser preparado conforme a receita abaixo;
⦁ 1 copo de leite ou substituto (água morna, leite vegetal, de coco etc.)
⦁ 1 colher de sopa de Cúrcuma/açafrão da terra
⦁ 1 colher de café de óleo de coco ou manteiga
⦁ 1 colher de café de pimenta do reino* (gengibre* quem não puder com pimenta)
⦁ Canela, açúcar ou mel a gosto!
Seja como corante alimentar natural, remédio caseiro, ou plantado apenas ornamental, pode-se desfrutar de inúmeros atributos que tem essa planta, corroborando em viver mais e viver melhor.