• lolla
  • scent1
  • scent2
  • Banner Horizontal SisleyA Ultra Light 1920x400

Biofilia: reconexão com a natureza uma macrotendência

IMG-20201126-WA0181

Design e arquitetura buscam ferramentas para reconectar o ser humano com a natureza em ambientes urbanos

Um bom projeto de interiores oferece soluções específicas que possam impactar positivamente a vida de pessoas, promovendo qualidade de vida e bem-estar. E é diante do desafio de apoiá-las nesse equilíbrio físico e mental que a chamada biofilia ganha fôlego, abordagem que incorpora a natureza ao design de interiores.

Plantas, iluminação e ventilação naturais ganham espaço nessa fuga do corrido cotidiano nas grandes cidades. Afinal, quando queremos descanso, é normal que pensemos na natureza, pois sabemos que é ali, na frescura trazida pelo verde, que nos sentimos bem. Assim, o ambiente caseiro se torna mais conectado com o natural.

A biofilia, na verdade, começou a ser estudada em 1960, mas só se popularizou a partir da década de 1980, quando o biólogo Edward O. Wilson defendeu de que forma a urbanização nos desconectava da natureza. Estudo recém-publicado pela revista "Environmental Health Perspectives", promovido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Barcelona, mediu as consequências de viver perto de áreas verdes em crianças com idade escolar entre 7 e 9 anos de idade. O que se notou é que a medida em que elas estavam em maior contato com a natureza, havia um aumento da atividade cerebral na área relacionada ao aprendizado.

"Não são conhecidas razões para isso. Mas o resultado confirma a hipótese que nós, humanos, temos a necessidade de convívio com a natureza em maior ou menor grau", afirmou o médico patologista Paulo Saldiva, professor da USP (Universidade de São Paulo), a rádio universitária. Ainda segundo ele, no adulto, a biofilia oferece redução do nível de ansiedade, manutenção da pressão arterial e do nível de diabetes.

Estímulos sensoriais

Historicamente, arquitetos e designers buscam inspiração nas formas naturais ao projetar edifícios e espaços internos. Assim, elementos com água, ar, luz e materiais como madeira e pedra já fazem parte do escopo desses profissionais. O resultado: suavidade, conforto e acolhimento.

Mas como desenvolver um design biofílico? A Terrapin, uma das principais empresas de consultoria da área, criou um manual com 14 estratégias. Entre elas, a incorporação da natureza no espaço construído e uso de características estéticas inspiradas em formas naturais.

Estímulos sensoriais e condições de temperatura oferecem experiências espaciais ainda mais interessantes. Mas não se pode deixar de lado o objetivo: trazer o clima do campo para moradias urbanas. É uma reconexão com a terra, tão necessária nos dias atuais.

REFERÊNCIAS:

Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=_R840HRw6KY

Documentário: Biofilia, em busca da conexão

Leia:

https://www.terrapinbrightgreen.com/reports/14-patterns

Manual com 14 dicas de como aplicar o design biofílico.

Projeto autoral que explorei a biofilia, fotos: 

  • scent1
  • scent2