By Redação M&B on Sábado, 28 Novembro 2020
Category: Revista Moda e Beleza Vale

Branding Pessoal ou Gestão de Marca Pessoal

Por  Juliana Fazolo

Um conceito que mudou a minha vida!

Branding Pessoal ou Gestão de Marca Pessoal

Sabe aqueles momentos na vida que são verdadeiras viradas de chave?
Essa pandemia veio realmente com o poder de ressignificar, dar novos sentidos e horizonte para vida.
Pois é, no meio de tanta incerteza resolvi dar a voz para um sonho, um sonho de menina que habita a mulher de 35 anos que me tornei hoje.
Arquiteta há 11 anos, em Junho desse ano resolvi criar minha marca de roupas: Ju Fazolo Brand. Entre infinitas dificuldades não só do momento atual, mais de tudo que engloba começar algo novo, resolvi que era hora de revirar o meu baú, fui atrás de conhecimento, informação, cases de sucesso, livros, podcasts, cursos e workshop para chegar ao que vou falar hoje: Branding Pessoal. Algo que vem transformando minha vida e mudando minha perspectiva profissional.
O interesse surgiu pela dificuldade de me reposicionar no mercado (fazer o meu re - branding). No início eu sentia que precisava me reformular, me reapresentar.
Eu sentia que estava de mudança, mais não tinha uma "casa" nova pra me abrigar.
Foi aí que o Branding pessoal me acolheu como um abraço.
Passei a observar, analisar, ponderar e refletir, como será que as pessoas estão me vendo? Que imagem eu passo para elas? Como ser vista como arquiteta e empreendedora de moda? Como ser autoridade em ambos assuntos?
Percebi que as experiências que vivi ao longo da minha vida, minhas referências, gosto musical, viagens, lembranças e o senso estético desenvolvido pela arquitetura, me trouxeram um olhar apurado e sensível na busca de formas, materiais, texturas, tecidos, sensações, diferentes etilos e gosto , me levaram a respeitar a individualidade e fundamentaram o significado de atemporalidade e versatilidade na minha perspectiva como profissional e que essas características adquiridas e desenvolvidas por uma arquiteta e psicanalista, agregariam muito na empreendedora de moda que também estou me tornando.
Foi assim que o Branding entrou iluminando minha consciência, era exatamente isso que eu precisava expressar e incorporar na minha imagem pessoal, eu não precisava de uma casa nova para me "abrigar" , eu só preciso organizar a casa, eu não preciso me reapresentar, eu só tenho que dizer quem eu sou( arquiteta, psicanalista e empreendedora de moda) e como vejo a vida.
Agindo e me posicionando de forma com que meu público compreenda claramente quem eu sou e o que tenho a oferecer. Esse é o conceito de Branding Pessoal que agora vou dividir um pouco com vocês.

Qual a importância do Branding e como pode te ajudar?
Pode te ajudar a lapidar a sua imagem e evidenciar o seu talento e aquilo que te diferencia, além de transmitir seus valores e seu propósito , gerando uma conexão com as pessoas e te trazendo engajamento, audiência, até que você se torne referência e inspiração no assunto .
Agora, mais do que nunca é importante que empreendedores pensem em como solidificar a própria imagem para navegar nesse mar de incertezas.
Uma marca pessoal bem construída ajuda a inspirar mais confiança na sua empresa, parcerias, fornecedores e clientes. Além disso, uma boa reputação motiva pessoas á fazerem negócios com você. É muito importante transmitir de maneira clara os seus valores e propósito, além de evidenciar o seu talento e tudo aquilo que te diferencia dos demais.
Esses são fatores primordiais para que você se conecte com outras pessoas, engaje uma audiência e se torne referência no campo de atuação. Agir e se posicionar de forma com que o seu público compreenda claramente quem você é e o que você tem a oferecer.
A maneira como você escolhe se apresentar é a sua marcar pessoal.
É uma jornada interminável de autodescoberta e quanto mais cedo você assumir o controle, mais cedo irá alcançar os seus objetivos.
Espero que faça tanto sentido para vocês como fez para mim e que juntas possamos percorrer o caminho de construir um Branding Pessoal de sucesso!