Recebi ultimamente muitas mensagens de clientes, seguidoras que tiveram que adiar seus casamentos para final do ano e início de 2021 por conta do Covid-19, mas que optaram em manterem o casamento civil na data original do casamento. As dúvidas maiores são de como fazer uma pequena celebração do casamento civil. Quantas pessoas é seguro e viável convidar? Como tornar a comemoração especial? O que vestir no casamento civil?
Então, para respondermos a todas as dúvidas, fiz uma matéria especial para a minha coluna digital sobre o tema.
Iniciamos com o seguinte questionamento: A partir de quando é seguro fazer o casamento civil?
Na verdade, não existe uma data certa ou um período certo, apesar da retomada da economia, abertura gradual dos comércios, permanecemos com a fase de isolamento social, por isso qualquer comemoração que tenham muitas pessoas não é recomendado. Desejo que alguns meses a situação melhore e estejamos "liberados" para comemorarmos, ainda que entre poucos e seguindo as novas regras de higiene/segurança.
Quando falamos do casamento civil em tempos de Covid-19, o que fazer?
Consciência e Responsabilidade são as palavras chaves deste momento, assim como muito em breve teremos novas orientações mais explícitas do Governo com relação a reuniões de pessoas. Muitos casais foram orientados pelo Cartório a remanejarem as datas, pois não tinham um posicionamento, agora com as fases de flexibilização, ligam aos noivos informando a presença de apenas dois padrinhos, com o uso de máscara, distanciamento, evitando convidarem muitas pessoas e principalmente idosos e crianças.
Por ora, a maneira mais segura seria a linha do Elopement, ou seja, uma celebração só entre o casal, seguida de uma sessão de fotos e filmagem. Um bom exemplo para inspirar foi o Elopement do casamento que realizei da Katy e Naiara, que postei a um tempo atrás nas minhas redes sociais, foi lindo!!!.
Entendo também que, em breve, será possível realizarmos comemorações íntimas, entre noivos, pais e irmãos, todos praticando o distanciamento social e respeitando as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), com o uso de máscaras, higienização constante das mãos, distância de dois metros entre os convidados, etc.
Preciso ter uma assessoria?
Com certeza!!! O assessor além de permanecer por dentro de todas as informações, atualizações, ajudará no planejamento de todos os detalhes. Lembrem-se da frase "atrás de noivos tranquilos, sempre terá um bom cerimonialista...tranquilidade não se compra"
Seja um mini wedding em casa, fazenda, sítio, restaurante com salas privativas, todo cuidado com os convidados e andamento do seu grande dia, merece toda a atenção e é válido ter um suporte profissional.
Uma alternativa que venho praticando neste tempo de pandemia é a consultoria online, o qual ofereço este serviço, para mantermos os cuidados necessários, além de orientar os noivos sobre profissionais para contratarem, protocolos, detalhes finais, cronogramas, etc.
Posso convidar os padrinhos?
Como citei acima, qualquer celebração vultosa neste momento é um risco, tenho plena certeza, que se o seu problema for se sentir em uma "saia justa ou desconfortável" por deixá-los de fora, não se preocupe com certeza seus padrinhos entenderão e estarão animados para a nova data da festa em 2021. Cito novamente o casamento da Katy e Naiara que assessorei, pois como alternativa, fizemos um convite virtual, convidando os amigos, padrinhos, familiares para uma transmissão ao vivo no grande dia, onde as pessoas em suas casas se produziram para o horário da cerimônia e acompanharam em tempo real a celebração, ficamos imensamente satisfeitos, foram mais de 170 pessoas assistindo a transmissão e os convidados ficaram felizes de participarem deste momento.
Como tornar a comemoração especial?
Coloque amor em todos os detalhes é o que torna a comemoração especial, independentemente do tamanho do seu sonho. A celebrante de casamento apresentará diversas maneiras de tornar a celebração especial com troca de votos, cerimônias especiais (como das areias, velas, etc), lembranças com significado, a escolha do Menu da Katy e Naiara foi muito especial, principalmente porque uma amiga Personal Chef a Poli Ronconi, desenvolveu algo especialmente a elas, enfim o que vale é deixar o sentimento aflorar, mesmo que seja o casal.
Outra ideia é realizar o casamento em casa, com a família reunida e os noivos, lembrando com poucas pessoas!!!. Ano passado (antes da pandemia) assessorei o casal Andrea e Marcelo, os mesmos optaram em realizar o casamento na casa dos pais do Marcelo, algo bem intimista, ficou incrível!! Esse tipo de evento deixa um ar mais aconchegante e charmoso, justamente pelo fato de o momento ser num local que traz todo o ambiente familiar, aproveitando os espaços que a casa oferecia com uma decoração desenvolvida e assinada por Sânia Rossi conseguindo assim captar toda a personalidade e intenção do casal.
É possível fazer casamento civil no cartório no meio da pandemia?
Cartórios do Brasil inteiro estão em funcionamento, cada Estado e Região com suas peculiaridades de horários, atendimento e exigências, basta consultar quais são as regras em vigência da sua cidade.
Em Taubaté, os cartórios estão funcionando normalmente, porém, com hora marcada e com redução do número de participantes. Os horários para realizar o "SIM" estão espaçados e não coincidem com o funcionamento de rotina do cartório, permitindo a presença de dois padrinhos. Outra medida adotada foi o comparecimento dos noivos e testemunhas pelo menos 30 dias antes da data do casamento para dar início aos protocolos. Este procedimento está sendo adotado para diminuir a exposição e permanência das partes no cartório no grande dia.
Em se tratando de casamentos em diligência, ou seja, fora do cartório, cada cartório tem seguido uma política própria. Os documentos necessários para a realização do casamento civil continuam os mesmos
Sendo um casamento civil, posso receber a benção na igreja?
Para quem deseja realizar uma benção religiosa intimista, algumas (não é todas) paróquias disponibilizam alguns horários para realizarem a cerimônia, com os mesmos critérios de saúde, distanciamento e cuidados necessários, comparecendo somente os pais e noivos para a celebração, porém aconselho a obterem informações de cada localidade, neste período de incertezas.