By Zilma Cardoso on Domingo, 03 Outubro 2021
Category: Revista Moda e Beleza Vale

Difícil é ser criança em um mundo onde todos tem pressa.

Parar para cheirar uma flor. Colocar os sapatos com calma, enquanto conversa. Correr no parque, sem ter hora para ir embora. Momentos simples, mas que podem ser de aprendizado, de brincadeira, leves como a infância.

É difícil a gente parar para respirar, em uma rotina tão corrida, com tantos trabalhos e datas para entregas. Acabamos refletindo nossa pressa nas crianças. Queremos que eles andem rápido. Que não atrasem. Que comam direito, sem gracinhas. E ainda que nos ouçam sem questionar, que concordem sempre conosco e que façam o que pedimos, "felizes da vida."

Nos esquecemos, muitas vezes, de como era bom ser criança. De como era bacana brincar com areia, com água, pular nas poças de chuva. Como era mais legal brincar com os brinquedos espalhados na sala, e assistir um filme dentro de uma cabana montada no meio da casa.

"Não temos tempo para isso", "não é hora de fazer aquilo", "Não consigo tempo suficiente para fazer todas as minhas tarefas".

Tempo.

Falamos tanto de tempo, e nos esquecemos que esse tal de tempo, passa rápido demais. Em um piscar de olhos, os filhos, os sobrinhos, as crianças crescem. Tão rápido que a gente nem percebe. E estão um pouco mais velhas, a cada dia!

E a infância, tão curta e tão preciosa, ela pode ser melhor aproveitada.

Que nesse dia das crianças, a gente consiga olhar o mundo com os olhos delas. Que a gente consiga dar uma pausa e aproveitar o dia, os momentos, as companhias.

Respirar.

Sem pressa.

Sem relógio.

Apreciar.

E não só nesse dia, mas que cada vez mais a gente consiga deixar as crianças serem crianças.

Feliz Dia das crianças!

Texto Fernanda Vitiello - instagram : @elemefezmae

Colunista Zilma Cardoso