• lolla
  • scent1
  • scent2
  • Banner Horizontal SisleyA Ultra Light 1920x400

ELENICE SIQUEIRA - GRANDES CONEXÕES, GRANDES NEGÓCIOS

Captura-de-tela-2025-01-08-210643
Beleza, glamour, sofisticação, elegância. Sempre que Elenice Siqueira visitava a Universal Joias, na rua Cel. Monteiro, em São José (SP), seus olhos se iluminavam. Com apenas 15 anos e trabalhando como funcionária de uma ótica, era enviada à loja regularmente pelos seus chefes para trocar lentes de óculos de seus clientes. Aproveitava a ocasião para admirar as joias da vitrine. Nascia ali um sonho: fazer parte daquele mundo fascinante.
Dito e feito! Com 46 anos de carreira no comércio, Elenice hoje é mais do que funcionária da joalheria: ela carrega o título de embaixadora da marca. O convite, recebido no aniversário de 65 anos da Universal Joias, foi uma surpresa.
É dela também a cadeira de embaixadora da Di Paolo, restaurante fundado na Serra Gaúcha, cuja unidade está localizada no Jd. Aquarius. "Tenho como propósito servir com excelência. É como se estivesse fazendo para Deus. Me dedico de corpo e alma, com muito amor, em prol da marca que represento", conta ela.
A convite da Moda & Beleza Vale, Elenice conversou com nossa equipe e contou sobre sua carreira, sua missão como embaixadora e os planos para 2025. Boa leitura!

Como experiências da infância e adolescência moldaram sua visão sobre trabalho e atendimento ao cliente?

Eu trabalho desde os nove anos. Sou de família humilde, composta por quatro filhos, e, com o salário que recebia do meu serviço como babá e, depois, em uma fábrica de meias, ajudava em casa. Logo pequena, fui acolhida por outra família, dona de uma ótica. Eles me ensinaram sobre experiência do cliente e vendas.

E como você ingressou na Universal Joias?

Cientes do desejo que eu tinha de trabalhar na joalheria, meus chefes me incentivaram a mudar de emprego, como forma de crescimento profissional. Eu tinha 20 anos quando o Sr. Walter Coicev me indicou para o "seu" Alcides Sakuragui, na época, dono da Universal Joias. Fui contratada como auxiliar de escritório. Ao longo da carreira, assumi o cargo de auxiliar administrativo e, mais tarde, a gerência da loja do Vale Sul Shopping.

Mas você chegou a sair do grupo?

Depois de 18 anos de casa, percebi que era hora de mudar. Pedi demissão, me dediquei aos estudos e comecei a trabalhar em uma indústria. Anos depois, o então diretor de marketing dessa indústria soube que uma joalheria estava buscando uma vendedora com foco em um público mais seleto e me indicou. Para minha surpresa, era a Universal Joias! Retornei para casa.


Qual você acredita que foi o ponto-chave que a ajudou a construir essa carteira fiel de clientes?

Sempre fui boa em criar conexões. Então, me envolvi em todo o processo. Conheci fornecedores, ajudei na curadoria das joias, diamantes e pedras preciosas, tudo para me conectar cada vez mais com o público. Deu tão certo, que um cliente passou a me indicar para o outro.


Como você entende a relação emocional que o cliente tem com uma joia?

Eu amo o que faço. É mais do que vender joias. Faço questão de entender o momento do cliente e busco entregar uma peça que faça sentido. É a aliança do homem apaixonado, a joia do bebê...


Recentemente, você assumiu a cadeira de embaixadora da Di Paolo. Como foi receber esse convite?

O restaurante Di Paolo preserva e celebra as raízes culturais e gastronômicas dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil. Tem tudo a ver comigo. Me lembro de visitar minha família no Rio Grande do Sul e ser recebida com a mesa farta. O paladar ativa memórias afetivas. Então, não tive dúvidas ao aceitar.


O que você espera para 2025?

Para a Universal Joias, quero expandir os negócios para São Paulo e, quem sabe, em 2026, abrir uma loja por lá. Para a Di Paolo, meu desejo é consolidar o rooftop, novo espaço da marca na cidade. Torço para que tudo dê certo. Quero estar ao lado de ambos, contribuindo com meu trabalho.

@llennemoreira

  • scent1
  • scent2