By Redação M&B on Domingo, 30 Agosto 2020
Category: Revista Moda e Beleza Vale

Fotografia de casamentos, um estilo de vida

Por Flavia do Carmo

Mais de 1 milhão de clicks. Esse é o saldo que o fotógrafo, Rodrigo Amâncio carrega. São mais de 300 casamentos registrados em quase 10 anos atuando como fotógrafo. E sabe como tudo começou?!
É uma boa história, sente-se, pegue uma xícara de café e vem comigo.
Foi na faculdade de Publicidade e Propaganda que Rodrigo teve seu primeiro contato com a fotografia de forma profissional. Formado desde 2001, ele trabalhou por anos em agências de publicidade, realizou coberturas de festas, foi diretor e editor de todas as edições da Revista Equipe, mas foi no ano de 2010 que se descobriu no universo da fotografia de casamentos.
Como ironia do destino, o início foi marcado por um fato trágico. Isso mesmo, Rodrigo foi como convidado em um casamento em Minas Gerais e minutos antes da cerimônia recebeu da noiva a triste notícia de que o fotógrafo não apareceria. Sabendo da sua paixão pela fotografia amadora, a noiva pediu para que ele fizesse algumas fotos, um registro com a câmera pessoal dela, uma simples Cyber Shot, e mesmo sem técnica e com pouco conhecimento, ele aceitou o desafio, afinal era isso ou ela não teria nenhum registro do seu grande dia. Foi aí que ele se viu pela primeira vez realmente envolvido com a arte de fotografar.
Ao entregar o álbum da noiva, notou que a emoção tomou conta dos familiares que estavam ali presentes e naquele momento pensou: "É isso que eu quero pra vida, vou fotografar casamentos", decidiu.
Deixou para trás a vida corrida de publicitário, para se dedicar exclusivamente aos estudos relacionados aos fundamentos da fotografia. De lá pra cá iniciou uma outra fase de sua vida. "A fotografia cruzou o meu caminho em um momento muito oportuno, aos poucos foi se tornando parte da minha construção pessoal que hoje diz muito sobre a minha personalidade. Além de observar, desenvolvi a sensibilidade de registrar os momentos que tenho a oportunidade de testemunhar e com o passar dos anos, me tornei um espectador atento em busca de momentos, emoções e sentimentos que aconteciam a minha volta".
Depois de muito estudar e após adquirir conhecimentos, Rodrigo se viu apto a colocar em prática tudo que havia aprendido e desde então, não parou mais de fotografar.
"Como fotógrafo de casamentos, aprendo algo novo todos os dias, trabalho em busca da emoção, sou completamente envolvido com a espontaneidade, o amor e principalmente a felicidade".
Sempre com o objetivo de entregar mais que fotos e álbuns, o fotógrafo preza por entregar uma herança visual de momentos únicos que não voltam mais. Segundo ele, de tudo que envolve os noivos no dia do casamento, além das lembranças, o que ficam são as fotos. Com isso fica fácil de perceber sua paixão pela fotografia, é nítido o cuidado que ele tem com cada casal, que segundo ele tornam-se bons amigos. E por esse motivo, não abre mão de assumir pessoalmente cada um dos seus compromissos profissionais, afinal é um dos dias mais importantes na vida dos noivos.
"A exclusividade, faz com que meu trabalho seja cada vez mais personalizado, assumo apenas um compromisso por data. Gosto de conhecer os noivos, saber quem eles são e o que eles esperam de mim. Na minha concepção estar presente no dia do casamento, é fundamental para que tudo saia perfeito".
Com certeza, uma das qualidades do Rodrigo Amâncio é a capacidade de transitar por vários estilos dentro da fotografia de casamentos. "Um bom fotógrafo é aquele que por ter o domínio da técnica e entender de luz, composição e conceito, é capaz de entregar para diferentes estilos de casais, um trabalho único, autoral e personalizado". 

10 Dicas para escolher o fotógrafo do seu grande dia

Por Rodrigo Amâncio

- Defina o orçamento disponível
- Procure referências de outros casais, pesquise sites e mídias sociais
- Empatia com o profissional escolhido é fundamental
- Veja o trabalho impresso, o álbum é a melhor maneira de avaliar o trabalho do fotógrafo
- Lembre-se que preço é o que você paga, valor é o que você leva
- Contrate profissionais que farão pessoalmente a cobertura do seu casamento
- Certifique-se que este profissional está apto a atender suas expectativas
- Verifique se a data do seu casamento está livre, em seguida agende uma reunião
- Esteja seguro em relação ao profissional escolhido antes de assinar o contrato
- Não se deixe levar por pacotes APARENTEMENTE irresistíveis, a frustração pode ser inevitável