A semana de moda de alta costura acaba de acontecer trazendo algumas tendências para nosso outono/inverno do ano que vem. O evento tem o marco de ser o primeiro 100% presencial após três anos com a estratégia digital ou hibrida. E depois de todo esse tempo, podemos imaginar a grandiosidade e beleza dos desfiles que aconteceram. Então fiz uma seleção dos melhores momentos para compartilhar com vocês:
- 1.Jean Paul Gaultier por Olivier Rousteing : Desde que Jean Paul se aposentou em 2020, ele tem convidado a cada temporada diretores criativos de outras marcas para assumir e fazer uma releitura de seu legado nas passarelas. O escolhido da vez foi Olivier Rousteing, designer prodígio que dirige a marca Balmain. O casamento foi perfeito! As duas marcas tem como foco principal a silhueta feminina e isso for interpretado muito bem com a identidade forte da alfaiataria de balmain e os ícones populares de Jean Paul como a temática náutica, o sutiã triangular de madonna e detalhes feitos baseados em seus frascos de perfume.
2.O desfile estrelado de Balenciaga: sem duvida alguma Balenciaga é a marca do momento. Irreverente e fashionista, a marca espanhola é convidada e desfila pela segunda vez na alta costura depois de um bom tempo fora do circuito. Demna, o diretor criativo da grife trouxe uma coleção cheia de textura, peças volumosas e com aquela identidade futurista que já conhecemos do diretor. Os looks por si só já chamam a atenção, mas o destaque fica para a estratégia do diretor criativo que escolheu um time estrelado de modelos para o seu desfile como Kim Kardashian, Dua Lipa, Nicole Kidman, Naomi Campbell e por ai vai.
3.Schiaparelli: A grife italiana abriu a Semana de Alta Costura em Paris. Provocadora, audaciosa e com peças que mais parecem esculturas de arte, o desfile foi marcado com chapéus que lembravam os anos 80/90 e teve a presença de muitas jóias surrealistas que são identidade forte da marca. A casa italiana trouxe também decotes profundos, costas nuas etransparências. Schiaparelli desfilou todo seu luxo no Musée des Arts Décoratifs, que inaugurou na quarta-feira (dois dias após o desfile) uma exposição dedicada à Elsa Schiaparelli (1890 -1973), fundadora da marca. Na primeira fila estavam celebridades como Anna Wintour, a nossa brasileiríssima Anitta e mais algumas (muitas) celebridades.