Moda & Beleza Vale: Como é chegar até aqui sendo referência no mercado?
Irene Serafim: Na odontologia, assim como em todo o mercado da saúde, existe a necessidade de constante evolução. Foram 25 anos de estudos ininterruptos, com várias especializações, mestrado, doutorado e cursos fora do país. E, há quatro anos, inaugurei a Seletto Odontologia. Sempre desejei ter uma clínica onde a prioridade fosse a precisão em diagnósticos e excelência no tratamento.
M&B: Quais as suas especialidades?
Irene: Eu sou especializada em ortodontia, ortopedia facial (para crianças), DTM (disfunção temporomandibular), dor orofacial e odontologia do sono. Mas, na clínica Seletto Odontologia temos todas as especialidades.
M&B: Quais problemas podemos ter ao ignorarmos a saúde bucal?
Irene: Muitas doenças começam pela boca. Algumas, inclusive, com prognóstico comprometedor, como leucemia, diabete, endocardites, doenças autoimunes e anemia, entre outras. Problemas dentários podem causar dor, inflamação e infecções que afetam outras partes do corpo. Além disso, a relação entre maxila e mandíbula tem alta correlação com apneia do sono e respiração bucal.
M&B: Quais dicas para garantir um sorriso saudável e bonito?
Irene: Uma boa higiene oral e cuidados periódicos podem diminuir riscos de o paciente desenvolver problemas dentários e permitir que o dentista detecte alterações de forma precoce. A higiene evita ainda mau hálito, gengivite, dentes amarelados, aftas, sensibilidade, cáries, perda do esmalte e câncer de boca.
M&B: Por falar em saúde estética, você trabalha com alinhadores invisíveis. Que tecnologia é essa?
Irene: Os alinhadores são placas confeccionadas de forma personalizada. Por meio de uma tensão gradual na arcada dentária, estes aparelhos transparentes corrigem o sorriso de maneira rápida e confortável, sem esconder os dentes, como fazem os aparelhos fixos.
M&B: Então o paciente consegue ver antes como ficará seu sorriso?
Irene: Sim. Por meio de um scanner intraoral, conseguimos ter uma imagem fiel do posicionamento dos dentes. A partir dessa imagem, conseguimos projetar o alinhamento ideal, desenvolvemos um modelo computadorizado do alinhador e dividimos o processo de correção em estágios. É possível visualizar o resultado antes do tratamento. Isso nos permite assertividade e previsibilidade.