Nascida e criada em Taubaté, aprendeu com seus pais, o sr. Luiz Homero e dona Aparecida Maria, o amor à família e a atenção ao próximo. Essa vivência em família proporcionou à menina de apenas 14 anos compreender o quanto gostava de ouvir, acolher e enxergar o outro com a devida atenção e cuidado. Ela também percebeu que podia usar seu conhecimento e facilidade com os números para ajudar seus colegas de escola.
E assim o fez, ao iniciar sua trajetória de empreendedorismo, ministrando aulas particulares de matemática, química e física aos 18 anos, quando ingressou na faculdade de engenharia civil. Sua motivação inicial foi ajudar seus colegas de classe em suas dificuldades, porém não se limitou a solucionar apenas um problema: buscou acolher e cuidar da dificuldade de cada um de maneira individualizada. Essa atenção tem sido uma marca de sua trajetória de empreendedorismo até hoje.
A família de Luciana, uma família tradicional de Taubaté, é conhecida por seu envolvimento político, social e pelos negócios, o que permitiu que, desde cedo, Luciana tivesse contato com diferentes pessoas e transitasse em diversos ambientes, aprendendo a movimentar-se em cada um deles. Sempre mantendo a sua essência de cuidar, ganhou um novo significado, aos seus 20 anos, quando já casada com Odair Junior, torna-se mãe pela primeira vez, de Alessandra, e mais tarde, de Alexandre. A maternidade proporcionou à Luciana uma vida intensa, mas conseguiu conciliá-la, em sabedoria, com sua jornada empreendedora.
E foi pela família que o empreendedorismo ganhou um novo espaço na vida da professora. Com a intenção de mantê-la unida, Luciana e Odair resolveram empreender juntos e assim nasceu a Lu Rangel Semijoias. No início, as vendas aconteciam de porta em porta: uma sacola repleta de peças acessíveis e o desejo de levar mais brilho e cuidado para diferentes mulheres da região. A marca cresceu e Luciana chegou a liderar mais de 70 mulheres que vendiam as semijoias por todo o Brasil. Foi então que Odair viu uma oportunidade de expansão da marca e presenteou a esposa com uma loja física.
O empreendimento consolidou-se e muitos desafios foram enfrentados neste tempo. O local que a princípio parecia ideal passou por inúmeros problemas estruturais e logísticos e Luciana fechou as portas dois anos após a inauguração. Entretanto, encerrar as atividades na loja física não significou em momento algum o fim da marca Lu Rangel. O olhar positivo sobre todas as coisas foi a mola propulsora para a empresária se reorganizar e, juntamente com sua equipe, colocar toda a energia nas vendas externas por um período de cinco meses - tempo que usou para se reestruturar e recomeçar a loja física, inaugurando-a em um novo local.
Foi assim que uma das principais ruas do centro de Taubaté ganhou mais brilho. Luciana abriu, novamente, sua loja na Rua Visconde do Rio Branco, onde está até hoje em um prédio próprio, cuidando da autoestima e da beleza de inúmeras mulheres. Definitivamente, era inaugurado um novo tempo sobre a marca Lu Rangel.
Em março de 2020, uma nova situação se apresentava, o coronavírus, e Lu Rangel viu-se obrigada a fechar novamente sua loja. Para não fazer parte das cerca de 600 mil empresas que encerraram suas atividades, em meio à pandemia, Luciana foi impulsionada a se reinventar como marca e como pessoa. Embora a marca Lu Rangel Semijoias já estivesse consolidada no offline, com clientes fiéis que ao longo dos 10 anos da marca tornaram-se amigas da empreendedora, outro desafio se estabelecia: como levar toda essa movimentação para o digital?
Mais uma vez seu olhar positivo fez com que avançasse e Luciana se apegou ao propósito de cuidar de suas clientes e transformar as relações por meio da marca Lu Rangel. Fez o que precisava ser feito: abriu, pela primeira vez, um canal de venda online pelo Instagram, e, sozinha, tocou as vendas, por seis meses durante o isolamento social.
Com muita resiliência, em setembro de 2020, uma nova Lu Rangel surgiu. Com a possibilidade de abrir as portas novamente, Luciana voltou para loja ainda mais forte, mais potente, mais certa de que era hora de se reinventar. Com 30 anos de experiência no empreendedorismo, dez anos de loja física, três colaboradoras e 20 revendedoras externas, a marca que começou com "sacoleiras" passou a ser Lu Rangel Semijoias de Luxo.
Hoje, estabelecida como uma das lojas mais conceituadas de Taubaté e região, oferece aos seus clientes não apenas um acessório, mas uma experiência de cuidado e transformação, proporcionada pela própria Luciana e sua equipe, por meio de uma semijoia acessível ou uma réplica de primeira linha – recebendo uma palavra acolhedora enquanto aprecia um bom café. Se depender dessa empreendedora cheia de fé, determinação e amor pelo que faz, ainda há muito por vir.