Abiane Souza: uma mulher linda que ama se aproximar de novas histórias e que conquista a todos com seu jeito de ser.
Abiane Souza é jornalista e apresentadora de tv.
Para fechar com chave de ouro este mês tão especial, a Revista Moda e Beleza bateu um papo com essa mulher linda que exala doçura e inteligência.
Confira:
RMB: Fale um pouco sobre você e sua história, família, se tem irmãos, o que acha importante destacar.
ABIANE: Tenho 41 anos, sou jornalista e apresentadora de tv e nasci no interior de São Paulo, na cidade de Campos do Jordão. Por parte de mãe sou filha única e após meus 18 para 19 anos fui ganhando irmãos por parte de pai. Ao todo são 3.
Trabalho desde muito jovem e sempre quis ser uma comunicadora. Na minha cidade aprendi muito trabalhando com assessoria de comunicação em comércio, gastronomia e hotelaria. Também conheci um pouco sobre arquitetura e decoração, trabalhei em uma revista deste segmento. Mas o que sempre me moveu foram histórias reais de pessoas reais . Então, fui em busca do meu sonho e há mais de 15 anos conto histórias para todo o Brasil através da Tv.
RMB: Como começou a sua jornada nessa área de atuação. Conta um pouco para a gente.
ABIANE: Eu comecei trabalhando com eventos e marketing onde fui me relacionando com pessoas e histórias. Sempre gostei de escrever e me comunicar principalmente pelas palavras. Trabalhei anos como assessora de imprensa e jornalista onde aprendi muito sobre comércio, gastronomia, turismo, hotelaria, etiqueta, arquitetura, decoração e moda. Mas o que sempre fez meus olhos brilharem e meu coração bater mais forte foram as pessoas. Todo ser tem uma história e respeitar os caminhos e desafios dos outros e poder partilhar, é um aprendizado gigantesco.
Sou formada em jornalismo, mestre em linguística e meus mais de 20 anos de formação me fazem uma aprendiz da vida. Uma boa ouvinte, observadora, questionadora, que com a permissão do outro, levo conhecimento, informação, inspiração e muitas histórias para as pessoas de todo Brasil.
Estou há 15 anos trabalhando em Tv. Deles passei por produção, reportagem, apresentação de telejornal, repórter documental e apresentadora de entretenimento. Viajei por muitos lugares do país e fora dele também contando histórias que marcaram a minha vida e que me fazem quem sou.
Hoje apresento um programa de entretenimento para todo Brasil que dialoga sobre saúde, comportamento, espiritualidade, gastronomia, direito, moda … realizado de segunda à sexta-feira ao vivo na Tv Aparecida.
RMB: Como é conciliar os diversos papéis que você possui como mulher?
ABIANE: Um aprendizado diário. Sou perfeccionista e gosto de cuidar de tudo com muito apreço. Casada há 2 anos, organizo a nossa rotina, lavo, arrumo, cozinho, estudo, malho, trabalho … e por aí vai.
É um desafio diário, mas muito prazeroso. Sou grata a Deus por tudo que tenho.
RMB: Quais são os valores que norteiam a sua vida como um todo?
ABIANE: Todos os dias eu sempre converso com Nossa Senhora, para que ela me guie. Que eu não me perca de mim e do que eu acredito. Da minha missão. E eu entendo isso como os meus grandes valores. Ser uma pessoa de fé, pé no chão, justa, gentil, que está em constante evolução e que ama viver.
RMB: Você tem alguma mulher que te inspira como pessoa ou profissional? Pode ser mais de uma, caso tenha.
ABIANE: Minha mãe é a mulher mais incrível deste mundo. Me ensinou o valor da educação como um todo, a força da mulher, os propósitos de Deus e a dedicação para qualquer coisa que se faça.
Além dela me inspiro em mulheres da comunicação como Hebe Camargo, Oprah Winfrey e a grande Madre Teresa de Calcutá.
RMB: Como você enxerga a mulher dentro da sociedade nos dias atuais?
ABIANE: Apesar de sermos a maioria da população brasileira (51,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE), nós ainda enfrentamos cenários desiguais, seja na divisão das tarefas domésticas ou nos ganhos no mercado de trabalho. A jornada é tripla e em vários lares são as mulheres que sustentam a família. Trabalhamos, estudamos, votamos, mas, ainda lidamos com a discriminação e a violência.
Estamos caminhando, conquistando e, na minha opinião, o bom resultado acontece por meio da união. É preciso mais sororidade. Juntas vamos quebrando milênios de condicionamento e de cultura de competição.
RMB: Você se vê como referência para outras mulheres?
ABIANE: Sim. São muitos anos de dedicação, estudo e disciplina para conseguir um espaço em rede Nacional pra me comunicar com as famílias e mais diretamente com as mulheres.
RMB: O que você gosta de despertar e inspirar em cada uma delas?
ABIANE: Como mulher, gosto de despertar que em tudo que fizermos devemos dar o melhor. A mulher tem inteligência, sensibilidade; somos agentes transformadoras.
Quando temos consciência das nossas próprias capacidades criamos força para lutar e conquistar o nosso lugar na sociedade com equidade. Gosto de refletir, partilhar e comunicar isso sempre.
RMB: Deixe uma mensagem para as mulheres que vão ler e conhecer um pouco da sua história.
ABIANE: Sonhe! Não desista.