By Redação M&B on Quinta, 07 Setembro 2023
Category: Eles

RODRIGO BOSCO

AUTOCONHECIMENTO COMO MECANISMO DE MUDANÇA

Ressignificar nossa história e aprender com ela são receitas eficazes para uma vida mais feliz. Afinal, é através do autoconhecimento que nós nos direcionamos para aquilo que queremos ser, decidimos para onde queremos ir e, neste processo, experienciamos vivências emocionais mais saudáveis e funcionais", é o que garante Rodrigo Bosco, psicólogo de Taubaté (SP), com 13 anos de experiência clínica com adultos e adolescentes.
Rodrigo tem na escuta uma das habilidades que sempre o destacou desde a infância. No entanto, seu interesse pelo cérebro, comportamento humano e pelas emoções começou na adolescência, quando já manifestava o desejo de ser psicólogo.
"O desafio de auxiliar pessoas a alcançarem uma melhor qualidade de vida sem dúvida alguma requer um caminho intensivo de estudos. Não basta só querer ajudar, é necessário ter bases sólidas para desenvolver uma prática clínica capaz de apoiar o paciente a superar suas questões emocionais", disse.
Graduado em 2010, aprofundou-se nos estudos em TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), primeira pós-graduação cursada na Unisal (Universidade Salesiana). A TCC é uma abordagem diretiva, clara e específica criada por Aaron Beck, sendo a psicoterapia padrão-ouro para o tratamento de vários transtornos mentais e problemas psicológicos, como: ansiedade, depressão e fobias, dentre outros.
A TCC o colocou em contato com as chamadas terapias de terceira onda que lhe permitiram aprofundar as técnicas cognitivas através de formações adicionais em Terapia Focada em Esquemas, Terapia de Aceitação e Compromisso e Terapia Comportamental Dialética.
Foi ao longo da prática clínica que Rodrigo viu a necessidade de cursar sua segunda pós-graduação, em Neuropsicologia, pelo CETCC (Centro de Estudos em Terapia Cognitivo Comportamental). A avaliação neuropsicológica é um processo de investigação detalhada das funções cerebrais, cujo principal objetivo é encontrar áreas de facilidade e dificuldades para apoio diagnóstico. Ao final, é possível entender como as estruturas e sistemas do cérebro se relacionam com o comportamento, emoção e personalidade do paciente.
Essa investigação detalhada do funcionamento cerebral inclui processos mentais como a memória, atenção, linguagem, raciocínio, percepção visual, coordenação motora, capacidade de aprendizagem, interação social, leitura, escrita, matemática, raciocínio abstrato e resolução de problemas, entre outros.
Esse resultado é fundamental para a tomada de decisão médica e de reabilitação em alguns tratamentos específicos, tais como: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista e Distúrbios da Aprendizagem, Epilepsia, Esclerosa Múltipla, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Craniano, Neoplasias (câncer) e Alzheimer.
Por meio de base técnica e estudos consolidados, e em busca de inspirar "uma vida que vale a pena ser vivida" (Marsha Linehan), Rodrigo proporciona ao seu paciente um atendimento seguro e humanizado, elabora um plano de tratamento individualizado de acordo com suas queixas e necessidades para que esse possa alcançar os melhores resultados e conquistar sólidas mudanças proporcionadas por um conhecimento mais profundo de si mesmo.
Atualmente, para melhorar ainda mais sua entrega ao paciente, Rodrigo participa da Formação Continuada, sob supervisão da Professora Fernanda Landeiro, referência nas práticas clínicas cognitivas no Brasil e pretende retornar ao seu mestrado em Neuropsicologia na USP (Universidade de São Paulo).
A expertise técnica aliada ao desejo de consolidação de sua presença de forma mais abrangente no segmento de saúde mental fez com que decidisse não somente pela fundação da sede própria da Clínica Ciclo Emocional, referência no atendimento em Psicologia Clínica e Neuropsicologia na cidade de Taubaté, bem como também pela expansão de sua atuação profissional na cidade de São José dos Campos (SP).
"Eu me considero um privilegiado. Fazer o que se ama não tem preço. A psicologia me faz existir e me traz dignidade humana, além de conquistas pessoais. Nasci para trabalhar com o ser humano – eu acredito na vida e na mudança", diz Rodrigo. E finaliza, "tive a dimensão e experiência do cuidado, afeto, força e amparo com as mulheres da minha família, principalmente com minha mãe, avó e tias, que em meio às grandes dificuldades e desafios, se mostraram resilientes às provas mais desafiadoras da vida".

(12) 99647-0066
@rodrigoboscopsicologo