By Redação M&B on Quinta, 07 Setembro 2023
Category: Eles

RODRIGO LANZIERI

NEGÓCIOS, TRABALHO DURO E VISÃO DE FUTURO

Fotos Karin Kastro

Rodrigo Lanzieri faz parte do time de pessoas que sempre quis ter seu próprio negócio.

Desde muito cedo, começou a ajudar seu pai na oficina da família. Aos 18, passou a trabalhar no ramo de ferro e aço e, aos 20, realizou seu sonho: abriu sua primeira empresa, a RLK Comércio de Ferro e Aço, com sede em Taubaté (SP).

Nome respeitado entre os empresários do Vale do Paraíba, Lazieri garante: "empreender é muito desafiador, mas é possível desde que se esteja disposto a trabalhar duro e fazer acontecer", crava.

Hoje, ele se aventura em novos ramos, como da construção civil e de empresa de móveis planejados, a Belas Artes Marcenaria e Design. E é sobre sua história, desafios e negócios que ele conta nesta entrevista especial. Confira!

Moda & Beleza Vale: Olhando para o passado, você consegue identificar histórias que vivenciou, te marcaram e mudaram seu futuro?

Rodrigo Lanzieri: Sem dúvidas. Sou de São Paulo, capital, e vim para Taubaté aos 15 anos de idade. Tenho uma irmã mais nova e as melhores lembranças da minha infância são no sítio da minha família, do contato com a natureza, as coisas da roça.

Meu pai é um homem muito inteligente e trabalhador. Ajudá-lo desde cedo na oficina que ele tinha em casa foi crucial para minha vida profissional. O conhecimento que adquiri sobre máquinas e processos me auxilia até hoje a resolver problemas na minha empresa.

Costumo dizer que não há nada que meu pai não consiga consertar. Levei isso para a vida. Se há um problema, ele está lá para ser resolvido. Vê-lo cuidando de seus negócios me inspirou a não trabalhar para ninguém. Sempre quis ter meu próprio negócio.

Meu casamento também foi um passo importante. Eu e minha esposa, Luciana Obeid, temos pensamentos muito parecidos. Ela sempre me encoraja muito a tomar decisões que impulsionam ainda mais nossos negócios.

Moda & Beleza Vale: De quando você começou para hoje, como você tem visto o empreendedorismo brasileiro? Mudou muito o cenário?

RL: Sim, muita coisa mudou. Hoje tenho 18 anos de empresa e vejo que o cenário de empreendedorismo ainda é muito desafiador no Brasil. O surgimento da internet e, mais recentemente, a pandemia, nos obrigaram a reinventar os modelos de negócios e os campos de investimentos.

Moda & Beleza Vale: E como você encontra seu espaço de destaque?

RL: Meu grande diferencial é um bom relacionamento com meus clientes e funcionários, além de, claro, meu amplo conhecimento no ramo da construção civil. Acordo todos os dias querendo ser um profissional cada vez melhor, mais correto e justo, isso reflete no dia a dia.

Moda & Beleza Vale: você ampliou seus negócios para novas áreas de atuação. Conte-nos um pouco?

RL: Bom, acho que todo mundo conhece alguém que já teve problemas com prazo de entrega e a qualidade de móveis planejados. Em casa não foi diferente: nós também tivemos. Então enxergamos ali uma oportunidade de negócios.

Compramos a Belas Artes Marcenaria e Design em janeiro de 2022. Este é um mercado muito competitivo, mas, trouxemos profissionais qualificados e investimos nas melhores tecnologias do mercado para entregar qualidade e pontualidade. É gratificante fazer parte do sonho de tantas pessoas.

Moda & Beleza Vale: vem showroom novo por aí?

RL: Isso mesmo! Estamos preparando um showroom na parte mais central de Taubaté, de fácil acesso, e onde nossos clientes terão a experiência do atendimento diferenciado e poderão ver a qualidade do acabamento de nossas peças de perto. A inauguração está prevista para outubro.

Moda & Beleza Vale: e quais os planos para esse restinho de ano e para 2024?

RL: Hoje estamos empenhados na montagem do novo showroom, que está ficando muito bonito. Ainda neste ano iniciaremos a construção da nova fábrica da Belas Artes Marcenaria e Design.

Sobre as outras empresas, tenho planos de ampliação da minha empresa de ferro e aço e marcenaria, já em andamento. E, no ramo da construção civil, estou ampliando os horizontes para o Litoral Norte, onde enxergo um mercado muito promissor.

Ou seja, vem muita coisa boa por aí.