ROGERIO SPINASSI

web
FUNDADOR DA SPINASSI CHOCOLATE

Algumas marcas sempre ficam na memória do público. É o caso da Spinassi, loja de chocolate tradicional em Campos do Jordão (SP). A qualidade dos produtos, do serviço prestado, o atendimento diferenciado e a inovação mostram que mais do que sorte, o sucesso da marca é fruto de uma estratégia empreendedora muito bem pensada.

É Rogério Spinassi, e sua esposa, Priscila, que estão por trás daquela que pode ser considerada a loja mais querida de chocolates da Serra da Mantiqueira, reconhecida por moradores e turistas. A história do casal é permeada por muitos obstáculos, dedicação, fé, foco e, claro, amor ao chocolate.
Natural do Paraná, Rogério chegou a Campos pela primeira vez junto de seus pais, Sidney e Clarice, em busca de uma vida melhor. Era 1993 quando largaram a lavoura e vieram para a cidade trabalhar em uma malharia. Seis meses depois, com o fim do frio, voltaram para o sul do país.
Mas, seu destino estava em Campos e, cinco anos depois, Rogério retornou à cidade. Conheceu Priscila em 2004 e se casaram no mesmo ano.
Para se manter, dividiu-se em muitos: foi caseiro, funcionário de uma malharia e de uma empresa de chocolate. "Por volta das 7h, eu entrava na malharia, saia às 15h. Então, 16h eu já estava na empresa de chocolate, onde ficava até às 22h. E, aos domingos, trabalhava como caseiro, cuidando das plantas do espaço onde morávamos, varrendo o quintal", lembra.
Na empresa de chocolate, a excelência de seu serviço fez com que logo virasse gerente. Aprendeu sobre maquinário, venda, produção e cacau, também gestão e trato com pessoas. Até que sua veia empreendedora falou mais alto: passou a fazer chocolates em casa e vender para seus colegas na porta da malharia.
"Na Páscoa, aproveitava a madrugada para fazer os ovos de chocolate. De dia, Priscila os embrulhava e, às vezes, meus pais iam ajudar. Chegamos a produzir 15 mil unidades na nossa cozinha. Não tínhamos qualquer estrutura, mas, trabalhamos com muito empenho e carinho em cada entrega. E deu certo!", conta ele, que deixava a pequena Lohanna ao seu lado assistindo desenho, já que não dispunha de tempo para brincar com a filha – episódio que o emociona até hoje quando o lembra.
Chegou a propor ao dono da empresa de chocolate que abrissem juntos uma loja em Curitiba (PR). Mas o empresário achou a sugestão desinteressante. Rogério viu, então, que era hora de começar a andar com suas próprias pernas rumo ao seu sonho: ter o seu negócio.
A primeira loja Spinassi foi aberta em 2005. A singela portinha ficava no fundo da galeria, porém, nunca deixou de receber visitantes. Sem condições para comprar maquinário, Rogério investiu em fazer com excelência o que já sabia produzir: barrinhas, trufas e bombons. Aprendeu com um primo a dar o brilho no chocolate que até hoje encanta os frequentadores de suas lojas.
Com o dinheiro que conseguiu nos primeiros meses, investiu em uma máquina de drágeas. Arriscou ainda na contratação de dois funcionários. Precisava crescer. "O desafio era oferecer produtos diferentes ao consumidor. Então, estava sempre de olho no que eu poderia agregar à minha produção", comenta.
Foi quando Rogério percebeu um "gap" no mercado: se na baixa temporada havia fartura de produtos, na alta, muitas vezes os estoques dos colegas comerciantes se esgotavam sem que eles pudessem repor pela falta de chocolate nas prateleiras.
"Comecei a fazer não só para mim, mas para estocar. Então, quando chegava o momento de alta das vendas, colegas vinham até mim perguntando: 'sabe onde consigo mais barrinhas/trufas/drágeas/chocolate? E eu falava: 'eu tenho! Quanto você precisa?'. Crescemos assim, fornecendo não só para nossa loja, mas para comerciantes da região".
Era o momento da virada. A vida da família, enfim, tinha começado a mudar. Com a boa administração dos negócios, Rogério pôde comprar sua primeira casa - que depois virou fábrica - e não parou mais. Em 2014, comprou seu terreno na avenida Frei Orestes Girard, no centro de Capivari, região de maior movimento turístico de Campos do Jordão.
A Spinassi ganhou, desse modo, nova cara, tornando-se um universo mágico para amantes do chocolate. O empresário convidou um artista para criar a frente da loja, o layout interno foi desenhado com rigor pensando em beleza e funcionalidade, a louça foi personalizada e os chocolates ganharam a carinha refinada que nós conhecemos.
"Abri essa loja só em 2016, fiz tudo com calma. Ela é meu xodó. Foi a realização de um sonho. Hoje me orgulho de dizer que toda a linha de chocolates é produzida por nós. E, em 2012, compramos a marca Tia Odete, com produtos de alta qualidade", afirma Rogério.
A fábrica e as lojas somam mais de 100 colaboradores. "Eu tento ser inspiração para eles. Falo sempre: quero que aqui seja passagem para vocês. Quero ver cada um de vocês crescendo na vida, na carreira. Mas, para isso, não dependam apenas do emprego, queiram sempre mais. Busquem conhecimento, estudem, se arrisquem, aproveitem as oportunidades, façam acontecer. Porque o seu sucesso depende de você", conclui.

Conversa
Pedimos ao Rogério para que comente quatro aspectos da vida. Pura inspiração. Confira!

Priscila Spinassi
Ah, ela é minha respiração. Sem ela não existiria hoje o nosso legado, as nossas lojas. Ela é responsável por tudo o que me tornei, é minha base, minha parceira de vida. Ela cuida da nossa família, dos meus filhos (Raphael e Lohanna), do meu neto (Noah), é o amor da minha vida, minha inspiração de todos os dias.

Pais
Meus pais sempre me deram apoio em tudo. Lembro de uma vez em que estava saindo do meu trabalho e falei para minha mãe que estava arrasado porque as coisas não estavam dando tão certo. Ela me olhou e falou: "filho, deita e descansa. Quando uma porta se fecha, muitas outras se abrem. Amanhã é outro dia". Carrego esse ensinamento comigo.

Aprendizados
Acho que aprendi ao longo desses anos a acreditar em mim, nos meus sonhos, nunca olhar para os lados, mas traçar uma trajetória e seguir em frente. Procuro não perder minha essência, humildade e força de vontade. Persistência é a palavra que levo para o resto da minha vida.

2024
Ano que vem pretendo reformar a loja de fábrica. Quero aumentá-la. Vamos deixar uma de nossas lojas premium. E vem novidades aí: nossa fábrica de licor está chegando. Também temos nosso projeto de franquias. E quero curtir mais a família!

  • scent2
  • scent1