Organizar um casamento é uma fase onde as emoções estão a flor da pele e dinheiro sempre é uma questão de preocupação para todos, pois são grandes os gastos que terão no transcorrer da preparação. Eu quero ajuda-los a evitarem que isso aconteça com vocês! Sei muito bem que os sonhos causam muita ansiedade e a noiva quer começar os preparativos o quanto antes.
Para que esse sonho não se torne um pesadelo, o planejamento financeiro é o segredo para ser uma noiva tranquila e feliz! Coloque em mente, que o planejamento é a melhor maneira de controlar o orçamento do casamento, assim como o "bugdet" que pretendem investir para o grande dia.
Sabemos que a fase pré-casamento envolvem gastos altos e por isso a importância de ter tudo planejado, organizado e distribuído numa planilha de gastos detalhada e completa, pois dará uma visão financeira muito melhor. Por esses motivos é que todos os meus clientes, no momento que contratam o serviço de assessoria/cerimonial, recebem uma planilha de controle e planejamento financeiro completa, justamente porque em um evento dessa categoria tudo deve estar pago até a data do seu casamento. Nenhum fornecedor aparecerá se os pagamentos não se efetivaram.
Defina seu budget total
Quando falamos em Budget – valor financeiro destinado ao evento - uma primeira dúvida surge para as noivas, quanto custam os serviços que preciso contratar? Primeiramente, juntamente com o seu cerimonialista, façam a lista de todos os fornecedores que pensou para o seu casamento e antes de decidirem o valor total final para investirem, considere o seguinte:
- É um momento de fazer escolhas. Definir as prioridades e o que é importante contratarem para este dia tão especial é fundamental;
- Número de convidados: Uma festa de 250 pessoas tem um custo muito diferente de outra para 100, mas lembre-se: reduzir a lista de convidados não necessariamente implicará em um gasto menor, porque tudo dependerá do tamanho do sonho de vocês!
Distribuição das porcentagens/preferências
Com um valor total fixado, é o momento de definirem o quanto gastarão com cada fornecedor. Tenhamos como exemplo: 40% com o buffet, 20% na decoração, 5% no espaço , 10% foto e vídeo, etc
Você sonhou em ter um vestido de princesa cuja porcentagem comprometerá seu orçamento? Então, terá que ajustar a porcentagem de outro item ou tira-lo...pense Prioridades! Não existe uma porcentagem correta para cada um deles, tudo dependerá do quanto querem gastar, pois o importante são as escolhas, mas façam as corretas, porque perder dinheiro não está no plano do casal.
Cotações dos fornecedores
O cerimonialista é um grande aliado no momento da cotação, justamente pela ajuda ao casal em colaborar na negociação de preços e descontos, pela indicação dos profissionais, como também pelo fato de conhecer a personalidade dos noivos, fica muito mais fácil direciona-los para os fornecedores que atendam as necessidades do casal. Sempre sugiro a indicação de 3 fornecedores ao casal, para que assim avaliem o trabalho, preço e assim façam um comparativo dos orçamentos para estudarem suas finanças e se estará dentro do que podem pagar. Decidindo pelo serviço, leem muito bem o contrato e não tendo ressalvas ou dúvidas, contratem o serviço.
Fluxograma de pagamento
Atualizem o controle de caixa para os pagamentos no seu planejamento. Pensem se vale a pena e se vocês podem pagar algum serviço à vista com desconto. Antes de qualquer decisão, analisem as despesas do mês para ver se não ficarão descapitalizados ou prejudicados nas finanças mensais.
Agendamento dos pagamentos
Todo o pagamento parcelado deve sempre seguir uma agenda de controle, justamente para evitar multas por atraso e prejuízo financeiro.
Seguindo essas dicas, com certeza você planejará suas finanças com mais tranquilidade, terá uma melhor administração do dinheiro e transparência dos serviços que contratou para o seu casamento.