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RENATA BARBOSA - MODA, ESTILO E MARCA PESSOAL MEMORÁVEIS

capa

 Sabe aqueles programas de televisão em que uma espectadora pede ajuda a profissionais para que eles reformulem o look dela? Eles então abrem o armário, descartam o que não serve mais ou não combina e mantém o que fica bem no corpo daquela pessoa. Depois, dão diversas dicas e saem às compras. Sonho, né? Este é o trabalho de Renata Barbosa. Dona da Lolla Concept, em Guaratinguetá (SP), ela se divide entre a loja e a profissão de personal stylist.

Se necessário, Renata ainda sugere o corte de cabelo, mudança em sua coloração e quais tipos de maquiagem usar. "São muitas as vantagens de investir em uma consultoria de estilo e imagem. Vão desde o autoconhecimento até o entendimento do seu biotipo e das cores que ficam bem para o seu tom de pele", explica ela.
Natural de Minas Gerais, Renata costuma dizer que a moda está em suas veias desde a adolescência. No ramo desde os 15 anos de idade, ter uma loja foi a realização de um sonho de criança. "Nunca me imaginei fazendo outra coisa", crava.
Na Lolla Concept, inaugurada em 2014, Renata dá uma breve consultoria para suas clientes. É que, ao entender a rotina delas, a empresária e personal stylist consegue indicar peças que tenham a ver com seu momento de vida. O resultado: assertividade e clientes satisfeitas.

Em um conversa com a equipe da revista "Moda & Beleza Vale", Renata fala mais sobre a profissão. Leia!

Como é o seu trabalho de personal stylist?
Renata Barbosa:
Meu objetivo como consultora de moda e personal stylist é entender as preferências, o corpo e a personalidade do cliente, a fim de criar produções que reflitam a sua identidade única e atendam à necessidade de cada um. Uma das grandes vantagens de contratar uma consultoria de estilo e imagem é iniciar um processo de autoconhecimento que pode mudar a sua vida.

O trabalho, como nos programas de TV, é feito em etapas?
Renata Barbosa:
Isso mesmo. Para que uma personal stylist consiga te ajudar, ela vai precisar entender e dividir diversos aspectos do seu dia a dia e saber suas preferências e objetivos. É neste momento que você vai poder se descobrir – pode parecer estranho, mas, muitas pessoas não sabem exatamente qual é o seu estilo, que tipo de acessórios e cores gostam. Então, suas roupas serão analisadas e, com base no que foi descoberto na etapa anterior, separamos o que deve ou não ser usado. Ao mesmo tempo, vamos entender quais são as peças-chaves que faltam no seu armário. Depois, partimos às compras, sempre respeitando o orçamento e o seu gosto pessoal, claro.

Muito se fala em armários cápsula. É o ideal?
Renata Barbosa:
Apostar em peças-chaves que te valorizem e otimizem seu tempo na hora de vestir pode ser um ganho muito grande na consultoria de estilo e imagem. Mas, se você quiser ter mais peças, está tudo bem também. O importante é que, durante a consultoria, a cliente consiga organizar seu guarda-roupas.

Esse é o desafio…
Renata Barbosa:
O lookbook que entregamos pode ajudar muito. Ele é basicamente um conjunto de fotos que tem as combinações certas para cada cliente. Assim, fica mais fácil saber o que vestir ou mesmo em que peças apostar na hora de fazer compras.

Quem são as pessoas que buscam seu serviço?
Renata Barbosa:
São médicas, advogadas, empresárias, engenheiras, dentistas e arquitetas… A verdade é que todo mundo precisa de um personal stylist, aceitem! (risos). A moda nasce na Pantone, empresa que define as cores do ano. Podemos vê-la no design de interiores, na arquitetura, nos casamentos para as escolhas de flores, cores da mesa etc. Nós também usamos estilos de roupa para criar "personagens". Por exemplo, escolhemos uma armação de óculos para parecermos mais intelectual, despojado. Já pensou que bagunça seria um juiz em sua audiência sem terno? Um cirurgião sem o famoso pijama cirúrgico? Aliás, você deixaria ele te operar se estivesse de regata e bermuda? Fato é que usamos a moda para tudo. Muito mais do que imaginamos, aliás.

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