JÁ OUVIU FALAR SOBRE ISSO?
Montar looks coloridos tem se tornado algo cada vez mais presente tanto nas redes sociais quanto na vida real.
Após a descoberta da análise de coloração pessoal ( tema para uma próxima coluna... rs) e também com as tendências de moda trazendo uma forte referência dos anos 60 e 80, o color block tem sido realmente a grande escolha de muitas mulheres.
Quando falamos em looks coloridos é importante pensar não apenas na mensagem das cores ou na combinação dentro do circulo cromático, mas também na harmonia entre elas, ou seja, na ressonância que possuem.
Oi? Como assim, Sil? Sei que muitas de vocês devem estar fazendo uma cara de interrogação ao ler o que escrevi, rs... mas o fato é que pensar na ressonância faz muita diferença para o resultado de um look harmônico.
Calma! Não vou deixar você curiosa e sair de fininho. Continua aqui que eu já explico tudo!
A ressonância da cor está relacionada à forma como ela se apresenta, ou seja, se é uma cor pura ou se possui misturas de preto, branco, cinza, marrom ou até mesmo de água.
E no que isso influencia de fato?
Influencia na mensagem que vamos passar com aquilo que estamos usando.
Sempre que for montar um look pense antes:
O que eu quero com esse look?
Quero que minha roupa apareça mais do que eu ou quero que ela chegue junto comigo e valorize a minha beleza como um todo?
Se a resposta for mostrar a roupa, não será necessário pensar na ressonância, mas se o objetivo é que você apareça, olhar a ressonância das cores será de grande valia.
Quero deixar claro que isso não significa que o look fica feio, viu?! Ele só não fica tão harmônico! Rs...
E como fazer isso, Sil?
Observe o circulo cromático abaixo:
Percebe que ele vai mudando a tonalidade das cores?
O ideal é fazer combinações que estejam sempre dentro da mesma ressonância: cor pura com pura, misturada com água com outra também misturada com água e por aí vai. Talvez ache difícil em um primeiro momento, principalmente se tomar como base esses que encontramos na internet porque as misturas parecem muito iguais, contudo, se você comprar um círculo cromático comum, vai conseguir enxergar melhor essas diferenças. Não estou ganhando nada com isso, hahaha... mas indico o da Color Wheel pois na minha opinião é o mais prático para brincar com as combinações.
E como vou saber qual mistura tem o tecido na hora que vejo a roupa na minha mão?
Você não saberá a mistura real de todas as peças. Para isso, teria que sair pintando uma por uma até chegar na cor. Rs.. você terá que ir observando e treinando o seu olhar a partir dessas dicas que vou deixar agora:
Cores misturadas com branco são mais claras;
Quando misturas com preto ficam mais escuras;
Quando misturadas com cinza ficam mais opacas;
Quando misturadas com marrom ficam mais queimadas e,
Quando misturadas com água ficam mais transparentes ou aquosas. Sabe aquarela? Bem isso...rs...
Um grande sinal para saber quem está chegando primeiro será o feedback que vai receber das pessoas.
Geralmente quando você combina cores no look e recebe elogio para uma determinada peça (parte de baixo, acessório, parte de cima, etc) significa que o item elogiado roubou a cena para ele.
Agora, quando você recebe o elogio para você, exemplo: -" Nossa, como você está linda! Provavelmente tudo chegou na mesma hora e juntos conseguiram destacar ainda mais a sua beleza.
Ainda ficou confusa? Fica não! Observa os exemplos que eu colocarei agora que você vai entender rapidinho tudo o que estou querendo te dizer:
Nada como o visual para ajudar na compreensão, né? Imagem vale ouro! Rs..
Agora lembre-se que você nem sempre precisa ficar focada na regra. O mais importante é a sua imagem estar alida à sua personalidade. Se você curte looks com menos harmonia e mais destaque em pontos específicos: SE JOGA!
Sempre falo que dentro da moda, devemos conhecer as regras para saber como quebrá-las e traduzir a nossa essência naquilo que vestimos.
Foque nisso que o sucesso sempre será garantido!
Agora me fala se você já conhecia essa técnica e se já usava nos seus looks?
Beijinhos,
Sil Leão
Consultora de Imagem e Estilo