Page 93 - Moda e Beleza
P. 93
Em um conversa com a equipe da revista “Moda & Beleza Vale”,
Renata Renata fala mais sobre a profissão. Leia!
Barbosa Como é o seu trabalho Renata Barbosa: Meu objetivo como consultora de moda e personal stylist é en-
de personal stylist? tender as preferências, o corpo e a personalidade do cliente, a fim de criar produ-
ções que reflitam a sua identidade única e atendam à necessidade de cada um.
Uma das grandes vantagens de contratar uma consultoria de estilo e imagem é
iniciar um processo de autoconhecimento que pode mudar a sua vida.
O trabalho, como nos Renata Barbosa: Isso mesmo. Para que uma personal stylist consiga te aju-
programas de TV, dar, ela vai precisar entender e dividir diversos aspectos do seu dia a dia e
é feito em etapas? saber suas preferências e objetivos. É neste momento que você vai poder se
descobrir – pode parecer estranho, mas, muitas pessoas não sabem exata-
mente qual é o seu estilo, que tipo de acessórios e cores gostam. Então, suas
roupas serão analisadas e, com base no que foi descoberto na etapa anterior,
separamos o que deve ou não ser usado. Ao mesmo tempo, vamos entender
quais são as peças-chaves que faltam no seu armário. Depois, partimos às
compras, sempre respeitando o orçamento e o seu gosto pessoal, claro.
Muito se fala em Renata Barbosa: Apostar em peças-chaves que te valorizem e otimizem seu
armários cápsula. tempo na hora de vestir pode ser um ganho muito grande na consultoria de
É o ideal? estilo e imagem. Mas, se você quiser ter mais peças, está tudo bem também.
O importante é que, durante a consultoria, a cliente consiga organizar seu
guarda-roupas.
Esse é o Renata Barbosa: O lookbook que entregamos pode ajudar muito. Ele é ba-
desafio… sicamente um conjunto de fotos que tem as combinações certas para cada
cliente. Assim, fica mais fácil saber o que vestir ou mesmo em que peças
apostar na hora de fazer compras.
Quem são as Renata Barbosa: São médicas, advogadas, empresárias, engenheiras, den-
pessoas que buscam tistas e arquitetas… A verdade é que todo mundo precisa de um personal
seu serviço? stylist, aceitem! (risos). A moda nasce na Pantone, empresa que define as
cores do ano. Podemos vê-la no design de interiores, na arquitetura, nos ca-
samentos para as escolhas de flores, cores da mesa etc. Nós também usamos
estilos de roupa para criar “personagens”. Por exemplo, escolhemos uma
armação de óculos para parecermos mais intelectual, despojado. Já pensou
que bagunça seria um juiz em sua audiência sem terno? Um cirurgião sem
o famoso pijama cirúrgico? Aliás, você deixaria ele te operar se estivesse de
regata e bermuda? Fato é que usamos a moda para tudo. Muito mais do que
imaginamos, aliás.