Page 69 - Moda e Beleza Vale
P. 69
so papel é mostrar que esse deve ser um cenário te, o maior desafio para as mulheres que estão
palpável para qualquer mulher que quiser atuar em cargos de liderança é o machismo que existe
em um cargo de liderança.” contra a capacidade da mulher. “Muitas vezes
Com o mercado mais aquecido, o Taubaté já escutei que consegui um determinado cargo
Shopping tem sido escolhido para acolher ope- pela minha aparência e não pela minha capa-
rações nos mais variados segmentos. Apenas cidade. Em reuniões, muitos ainda se assustam
no ano passado, foram 24 novas lojas inau- quando percebem todo o conhecimento que te-
guradas e para 2022 a expectativa é conti- nho, pois me capacitei durante anos para atuar
nuar reforçando o mix de lojas do centro de na área”, comenta Úrsula, que tem 31 anos e
compras e proporcionar ainda mais variedade também empreende desde os 25 anos.
aos clientes. Muitas dessas operações também
são lideradas por mulheres, como o Galpão Mais dados sobre os desafios
By Urupês, a Traymon, a Under Down, a Santa femininos no mercado
Lolla, a Casa do Pão de Queijo, a Puket, a Ma- Em relação aos cargos ocupados, a pes-
rina Calçados, entre outras. quisa “Women in Business 2022” indica
Priscila Pinheiro Nassif é uma das empresá- que 35% dos postos de presidente executivo
rias que apostaram no Taubaté Shopping para (CEO), no Brasil, são ocupados por mulhe-
inaugurar a loja Galpão By Urupês, que tem em res, 1 ponto percentual abaixo do ano pas-
sua grade grandes marcas, como Levi’s e Calvin sado, mas 11% acima da média global, que
Klein. “Escolhi o Taubaté Shopping por estar em apresentou 24%.
uma localização estratégica. Os resultados pela busca ao reconhecimento
Aqui estamos perto de várias cidades que e à igualdade de gêneros no mercado de traba-
não possuem shopping ou não tem um centro lho também refletem os efeitos da pandemia. A
de compras tão forte quanto Taubaté Shopping”, pesquisa revela que, dos entrevistados brasileiros,
comenta Priscila, que empreende desde os 18 81% indicaram que as novas práticas adotadas
anos. “Nessa jornada, um dos maiores desafios pelas empresas influenciaram para criar um am-
como mulher empresária é conciliar treinamen- biente mais inclusivo para o talento feminino.
to, trabalho e família. Nós temos sempre que A criação de políticas e iniciativas efica-
estar melhorando e se mantendo atualizada”. zes pelas empresas são fundamentais para
Outra novidade que chegou no Taubaté Sho- garantir não apenas a igualdade de gênero,
pping foi a operação Traymon, especializada mas também reduzir à disparidade salarial –
em looks no estilo ‘casual chique’, tanto femini- que infelizmente ainda é uma realidade en-
no quanto masculino. Para a gerente Úrsula Lei- contrada no mercado.